Tradições de Natal

Oi pessoal,


O mês mais lindo do ano começou e confesso que estava super ansiosa para viver esse momento por aqui. Ver as decorações, o espírito natalino, a empolgação das pessoas tem sido incrível. Mas hoje, quero compartilhar um pouco do que já percebi que são algumas tradições natalinas daqui. Provavelmente existem outas, mas aqui estão as que já vi de alguma forma. Algumas são iguais e outras bem novas para nós, mas estamos aproveitando cada uma delas.



1 - Decorações de natal


A tradição aqui é que depois do feriado do Remembrance Day - 11/11 -  que é o dia de lembrar os soldados canadenses mortos durante a Primeira Guerra Mundial, eles comecem a decorar as casas. Tem muitos enfeites que já conhecemos bem como bolas, laços, estrelas... mas o que mais me impressionou foi a quantidade de luzes. Tem colorida, branca, ligadas na tomada ou a pilha, para dentro ou fora de casa, projetores de desenhos nas casas... é muito lindo e a maioria do pessoal leva muito a sério e a decoração toma conta de toda a casa!!! Quadros, louças e tudo mais é voltado para o tema natalino.

2 - Árvore de Natal


Também faz parte da decoração mas merece um tópico a parte. As ávores de mentirinha, não tem muita vez aqui. Existem famílias que preferem pois são mais práticas, não precisa ficar molhando ou limpado a sujeira que a de verdade faz. Mas a tradição é ter uma árvore de verdade. 

Existe (que eu saiba) 3 formas de ter uma árvore de verdade: 
  - Ir nas fazendas, escolher e cortar a própria árvore
  - Comprar em lojas que já vendem cortadas
  - Comprar dos grupos de escoteiros que te entregam na porta da sua casa o tamanho da árvore que você quiser (aqui em Parkhill isso é possível!!)

É uma realização de sonho ter uma árvore de verdade na minha sala!! E o cheiro que a casa fica é maravilhoso!! Já quero árvore de natal o ano todo, será que pode?!


3 - Santa Claus Parade


Eu lembro de quando era criança (não faz muito tempo ok?!) no mês de dezembro sempre íamos para os shoppings ou praças de Goiânia ver a decoração de Natal. A Santa Claus Parade é quase isso, mas ao invés de irmos em um lugar fixo, vamos para a rua em que foi marcada a apresentação, e os carros decorados, viaturas policiais, caminhão do corpo de bombeiros, tratores e pessoas passam fazendo performances de dança ou compondo um presépio. 

Cada família leva alimentos não perecíveis que são recolhidos e levados para o banco de alimentos da cidade e depois distribuídos para quem precisa. E no final, pessoas fantasiadas saem distribuindo doces para as crianças.

Isso é o que acontece na cidade que eu moro e redondezas, Não sei sobre as grandes cidades, mas fiquei sabendo através do blog Gaby no Canadá sobre o CP holiday Train, que é um trem que atravessa o país, todo decorado e nas cidades que para, acontece shows curtos e arrecadação de alimentos também. Ele passou bem perto de nós, mas não conseguimos ir dessa vez. Já está na lista de coisas a fazer do próximo ano!!


4 - Calendário do Advento


O calendário do advendo foi criado na Alemanha e é uma contagem regressiva para o Natal. Antes eram feitos com giz nas portas das casas, mas cada família foi elaborando um jeito diferente de fazer a contagem, até que surgiu nos moldes que conhecemos hoje. Eu vi sobre isso no Brasil que esta chegando aos poucos, mas aqui é bem comum ver calendários de todos os tipos, 

O que mais vi foi de chocolate. É uma caixa com 24 compartimentos e cada dia você abre um e tem um chocolate diferente. Vi também da Shoppers ( uma rede de farmácia super famosa aqui ) com cosméticos, e fiquei sabendo que várias lojas fazem assim também, inclusive a Sephora #dicaparamaridos 

Muitas famílias confeccionam seus próprimos calendários também, colocando tarefas para as crianças se preparem para o Natal, como montar a árvore, decorar a casa e etc. Vai da criatividade de cada um!!!


5 - Gingerbread House

Gingerbread-House
Pinterest

Nada mais é que aquelas casinhas feitas de bicoito de gengibre. Li que também é uma invenção alemã baseada na história de João e Maria que encontra uma casa de doces no meio da floresta. É uma diversão para a criançada e já vi umas caixas com kits prontos, com biscoitos e confetes só para montar e decorar a casinha. Fica uma gracinha!

6 - Eggnog


Bebida bem típica do natal. Pelo que li, parece muito com nossa gemada. Feita com ovo, leite, açúcar e uma pitada de noz moscada. Também pode acrescentas bebidas alcoolicas como rum ou conhaque. Já vi em alguns supermercados eggnog em caixas como de leite, mas ainda não provei.


7 - Culto de Natal


Vi que as igrejas por aqui, celebram o natal com cultos especiais. Na nossa igreja por exemplo, no dia 24 vai acontecer o culto normal que é no período da manhã, e no final do dia o culto especial de natal. As famílias se reúnem normalmente no dia 25 e acontece a troca de presentes. Já no ano novo, nada acontece por aqui...


8 - Boxing Day


Dia 26 também é feriado e acontece a maior liquidação do ano. Todas as lojas são preparadas para limparem o estoque do que não foi vendido no natal. E são promoções de verdade mesmo, algo como até 80% de desconto e todas as lojas fazem parte desse dia.


O meu objetivo é participar de todas essas tradições. Eu amo essa época do ano e quero aproveitar,  viver tudo que é diferente e estamos na torcida para ter um natal branquinho, com muita neve como a previsão está dizendo.. 

Ainda não sei como, mas vou compartilhar cada experiência que tiver vivendo essas tradições ok?! Deixa seu comentário de qual você mais gostou e mais tem vontade de experimentar também..

Beijos!

Mylla Amâncio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha experiência com o CELPIP

Nossa viagem para o Brasil...

Um ano de Canadá!!!