Minha experiência com o CELPIP



Oi Pessoal,



Como já escrevi antes, ainda não temos o almejado PR (Permanent Resident) e como parte do processo para a obtenção desse visto, precisamos fazer uma prova de inglês que vai testar 4 habilidades do inglês: escrita(writing),fala(speaking), interpretação de texto quando se lê (reading) e quando se ouve (listening). 
Podemos escolher entre IELTS e o CELPIP. Hoje vou falar o porquê da minha escolha e como foi o antes, durante e depois da prova.

Por que o CELPIP?


O principal motivo, e único eu acho, é que como sou tímida e ainda estava insegura de falar inglês principalmente com pessoas que não conheço, o CELPIP é feito totalmente no computador, não tem interação com o avaliador enquanto no IELTS eu seria "entrevistada" por alguém. 


Antes da prova


Para marcar a prova é só entrar no site celpip.ca e ver os locais e datas disponíveis. Lembrando que no Brasil não tem CELPIP. A prova custa $280,00 + tax e você consegue marcar e pagar através do próprio site. 

Também decidimos comprar o material de estudo e pagamos $120,00 + tax por ele. Eu achei caro a príncipio mas foi o salvador da pátria... 

Estudamos durante 1 mês de 4 a 5 vezes por semana usando o material que nada mais é que simuladores da prova. No reading e listening você consegue ver as questões certas e erradas, no writing e speaking você não tem o resultado mas consegue ver as respostas ideais para conseguir determinada pontuação.  É exatamente igual o que você vai encontrar na prova, mesmo visual, mesma voz, mesmo estilo de questões o que é excelente pois assim já vai estar preparado para o ambiente da prova o que é fundamental para se sair bem.

Dia da prova


Eu fiz a prova no domingo, sai de casa bem cedo pois a prova é aplicada em London. Eles pedem para chegar 45min antes da prova e na hora certinha veio uma pessoa e nos levou para nos registrar. Tinham mais ou menos 10 pessoas. Um por um teve que apresentar o passaporte, tirar foto, assinar um termo e depois a entrada na sala era liberada.

Sentei no computador que foi me designado e fiz o teste de audio. Todos ficamos na mesma sala e os computadores são separados apenas por baias. 

A prova tem duração total de 3 horas e quando começa não tem jeito de pausar, você consegue passar pra frente se respondeu a questão antes do tempo acabar, mas é impossível voltar. Cada pergunta tem um tempo determinado e se você não responde naquele tempo, passa automaticamente para a próxima questão. Mas como já sabia e tinha treinado inúmeras vezes no simulado já estava preparada para isso. A primeira prova foi o Listening, depois Reading e no Writing são duas questões de 25 min cada então consegui responder tranquilamente e ainda sobrou um tempo que usei pra levantar um pouco, ir no banheiro, tomar água.

Como passei algumas questões pra frente, estava um pouco adiantada com relação as outras pessoas, e não queria de forma nenhuma começar o speaking primeiro rsrs. Então esperei o tempo do writing terminar torcendo para que alguém começasse primeiro. Tudo isso porque não queria pessoas me escutando, coisa da minha cabeça pois quem ali iria ficar escutando alguém quando tinha sua própria prova pra fazer neh?!! Mas enfim, no momento que outra pessoa começou o speaking, meu tempo acabou e comecei também a última e mais temida prova.

Terminei a prova em 2:30h e fui pra casa. O resultado sairia 8 dias depois...

Resultados


Recebi minhas notas via mensagem de texto e pulei, chorei, dancei, gritei.... hehehe

Listening: 9
Reading: 12
Writing: 7
Speaking: 6

Eu achei a princípio que conseguiria no máximo 5 em todas as habilidades, então pensa minha surpresa... 

Como não serei a aplicante principal, não precisei refazer no teste por causa da nota 6 no speaking.

E claro, depois de receber as notas fiquei muito mais confiante no meu inglês. Vi que em 1 ano aqui me desenvolvi muito e agora realmente perdi o medo de falar. Sendo errado ou não, sei que meu speaking vai melhorar se eu treinar e pra treinar tenho que falar sem medo.  

Essa foi minha experiência com o temido CELPIP. Não me arrependi de ter escolhido e minha dica para que vai encarar o teste é estude o estilo da prova e esteja preparado para o ambiente que com certeza você vai se sair bem.

Beijos e até a próxima!!!

Mylla Amâncio

Comentários

  1. Prezada Mylla,

    Eu e meu esposo algum tempo temos pensado em imigrar para o Canadá, más não e uma decisão fácil. E com essa intenção vemos alguns vídeos e acabei chegando no seu Canal do Yuotube. Quero parabenizar pelos seus vídeos super sinceros, muito bons, sem frescura e enrolação, você vai direto no assunto. Vejo que têm muito canal no Yuotube, mas de pessoas com uma realidade totalmente diferente a maioria de intercambio.
    Gostaria de pedir para você manter seu Canal com publicações sobre dicas e do dia-dia no Canadá.
    Eu sou uma pessoa muito reservada tanto que não tenho nem rede social.... Só WathatsApp rsrsr, por esse motivo estou escrevendo via mensagem no seu blog.

    Um Grande Abraço,

    Vandrusa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nossa viagem para o Brasil...

Um ano de Canadá!!!