Nossa experiência com o Sistema de Saúde Canadense

Oi pessoal,


Falei em alguns posts sobre isso, mas só conseguimos nosso Health Care (Atendimento Médico) após 3 meses. Antes disso, tínhamos um plano privado que cobria emergências, mas que nem precisamos utilizar.

No início de novembro fomos ao Service Ontario, que é onde se resolve todas essas questões de documentação do Governo de Ontario, levamos nossos passaportes, carteira de motorista e comprovante de endereço. Tivemos que preencher um formulário, tirar fotos e eles nos deram um papel que foi substituído por um cartão que chegou pelo correio umas 2 semanas depois.

No dia 29/11 completou nossos 3 meses e já estávamos com cartão em mãos. Uns dias depois fui até uma clínica de saúde aqui da cidade para tentar conseguir uma consulta com o médico da família. Aqui, todo mundo precisa de um médico de família, que seria um clínico geral no Brasil. Todos são atendidos por ele primeiro e se tiver alguma necesidade, ele encaminha para o especialista. Nesse dia eu não consegui falar com ninguém, a clínica estava fechada.

Fui novamente no dia 04/12 e consegui dessa vez falar com a secretária. Expliquei toda a situação, que tínhamos chegado agora na cidade e que viemos do Brasil etc... ela disse que o médico não estava aceitando mais pacientes pois já estava com a quantidade de pessoas que podia atender completa, mas que por sermos novos aqui, ela iria falar com ele e me daria uma resposta.

Me preparei para esperar no mínimo uns 15 dias, mas na mesma tarde ela ligou falando que o médico tinha nos aceitado e que eu precisava voltar na clínica e preencher uns formulários. Voltei com nossos cartões e documentos e já pedi para marcar uma consulta para o Noah, estava preocupada com as vacinas que ele precisava tomar e também porque no Brasil íamos com regularidade na pediatra para acompanhar a saúde dele.

Aqui outra surpresa, achei que ela marcaria uma consulta para 1 mês depois mas já sai de lá com a consulta agenda para a mesma semana, na sexta dia 8/12. No dia da consulta chegamos no horário marcado e já fomos encaminhados para o consultório. O médico chegou 1 minuto depois!!! Fez as perguntas sobre a saúde do Noah, mediu altura, peso e perguntou o motivo de eu ter marcado a consulta. Falei sobre as vacinas e ele tirou cópia da carteira de vacinação do Noah e foi comparando com o calendário daqui. Em resumo, o calendário é um pouco diferente, mas cada um contempla a necessidade do país. O médico ficou de pesquisar melhor e ver quais eram as diferenças e me retornar se o Noah tivesse que ser vacinado.

No dia 14/12 a secretária me ligou e disse que o Noah precisava de 3 vacinas mas que o médico iria aplicar uma por mês e marcamos a primeira para hoje (18/12). Como o Noah estava muito gripado esse fim de semana, com febre e congestão nasal fortíssima, ele não foi vacinado, mas aproveitei a consulta para ver sobre essa gripe, se não era nada grave e receita de remédios. 

Minhas impressões


Eu estou meio abismada ainda com a rapidez de tudo por aqui. Foi tudo muito simples e nada burocrático!!

O médico não atrasou!! Nem na primeira consulta, nem hoje e espero que seja assim sempre rsrsrs... No Brasil, com plano de saúde esperava horas por uma consulta com horário marcado.

O próprio médico é quem aplica a vacina na consultas marcadas. Então não tem essa de ter que pegar outra fila em Cais (quando a vacina é gratuita) ou em clínicas particulares.

Não existe vacinas pagas aqui! Eu lembro que a médica recomendou uma vacina para o Noah que quando olhamos era mais de R$1.000,00 todas as doses. Quando comentei com o médico sobre isso aqui, ele ficou sem entender!!

Ainda não sei se quando precisarmos de algum especialista será tão rápido quanto o médico de família, dizem que é mais complicado e demorado.

O calendário de vacina do Canadá não é igual em todo país. Existem diferenças dependendo das províncias, como moramos em Ontario, tudo que falei aqui é referente a essa província.

Bom, essa foi nossa experiência indo ao médico por aqui. O Noah já tem outra consulta marcada para aplicar a vacina, e nós estamos muito satisfeitos e surpresos de um jeito muito bom em ver como as coisas realmente funcionam por aqui!!

Qualquer dúvida é só perguntar...

Beijos!!

Mylla Amancio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas 2018

Nossa árvore de natal

Sobre a onda de frio no Canadá...