5 dicas para quem quer morar em outro país

Oi Pessoal,



Hoje quero compartilhar 5 super dicas para quem tem vontade de mudar do Brasil ou de qualquer país. Não existe mágica, mas depois de tanto tempo, acho que posso ajudar pelo menos com um pontapé inicial o seu planejamento, por que sim, tem que ter muito planejamento!! Então, vamos lá...



1 - Pesquise, pesquise, pesquise...

Acho que essa é a etapa mais importante!!! Você precisa entender que ninguém fará isso por você. Por mais que existam pessoas que possam te ajudar profissionalmente, você precisa saber tudo sobre o que você está fazendo. Qual país você deseja ir? Existem vários países que tem processos para imigrantes,  Nova Zelândia, Austrália e até Estados Unidos. Qual o processo que com suas qualificações você se encaixa? Hoje é muito fácil ter esse tipo de informação. Quando eu comecei o processo de pesquisa, meu inglês era super básico, e muitos sites com informações oficiais eram em inglês, então eu tentava entender e colocava em um tradutor o que não conseguia e se ficasse totalmente fora de contexto, perguntava pro Léo hehehe. Mas impossível não é! Pesquise em blogs, youtube e confirme todas as informações nos sites oficiais. E muito cuidado com os que querem vender informações. Tenham certeza, antes de pagar qualquer quantia, que se trata de pessoas sérias e que fazem bem o trabalho que estão prometendo. Não existe nada fácil, tem que ter muita dedicação por isso vamos para a dica 2.


2 - Saiba que é isso que você realmente quer

É isso mesmo que você quer pra vida ou é só um desejo momentâneo? Para as próximas etapas, esse autoconhecimento é fundamental! Principalmente quando você já é não está mais sozinho. Seu parceiro/a também quer na mesma intensidade? Por que é normal um dia, um estar mais animado ou mais decepcionado com tudo, mas se é um objetivo em conjunto, fica muito mais fácil administrar essas ansiedades e decepções. Houveram muitos dias em que eu ou o Léo pensamos em desistir, mas aí que entrava o importante papel de um animar o outro e colocar tudo em perspectiva e até lembrar que era um sonho e que estavam lutando juntos para que tudo desse certo! 


3 - Estejam preparados para investir

Não só dinheiro, apesar que uma hora dinheiro é fundamental. Mas principalmente tempo. E muito tempo!!! São horas na frente do computador, lendo, ouvindo, pesquisando. Você precisa ter tempo pra isso, não importa a hora nem o dia, mas é algo que não se pode deixar de lado. Sobre o investimento em dinheiro, se planejem muito, pois uma hora vai ser necessário e se você fez sua pesquisa direitinho, vai saber quanto vai precisar. Não deixe isso desanimar! Tudo com um bom planejamento pode ser alcançado, talvez não seja tão rápido quanto você queria, mas o tempo vai passar de todo jeito. 5 anos passa se você estiver fazendo uma poupança ou não, então quanto antes começar melhor!!


4 - Não desista

Você precisa estar ciente que é um processo longo. De todas minha pesquisar, vi apenas uma história que o período de espera foi de 8 meses. Todas as demais foram de anos aguardando e tentando. Não desistir é fundamental pois vai demorar, e infelizmente, hoje não temos o hábito de esperar muito por uma coisa. É normal ter uns dias de desânimo, mas sejam focados no objetivo e esgotem todas as possibilidades antes de simplesmente desistir.



5 - Se prepare para tudo que possa dar errado


Quando você está preparado para o pior, é mais difícil ficar desapontado (parece triste mas é verdade rsrsr) e isso não é ser pessimista!! Então imagine todas as possibilidades de erro e esteja preparado para elas. Isso vale para antes e depois do processo. Tenha sempre um plano b, c, d... Lógico que alguma coisa vai sair do controle, mas tente minimizar esses problemas. Não sei se é algo meu, mas preciso saber e tentar controlar tudo o que possa vir a acontecer. Me ajuda estar preparada, não surtar rsrs e saber que tenho outras possibilidades. 




Bom, essas são algumas dicas preciosas que aprendi na prática!!! Espero que ajudem vocês também. Morar em outro país não é fácil, ficar longe das pessoas que amamos, longe de tudo que conhecíamos e era tão natural pra nós, é muito, MUITO difícil. Mas temos quer ver o lado bom de tudo e o que nos motivou fazer essa escolha. É ótimo conhecer outro país, viver e aprender uma nova cultura. Todos deveriam ter uma experiência dessa, mesmo que não seja uma mudança definitiva.

Me contem aqui nos comentários se você está planejando mudar de país e como estão os preparativos. Se você já se mudou alguma vez, contem também como foi a experiência.

Me sigam no instagram @myllaamancio !! 

Beijos!!

Mylla Amancio

Comentários

  1. Oi Camilla, sdds, espero que esteja indo tudo beim pra vcs, olha, eu e Milla queremos mudar tbm de País, queremos Portugal, meus dois irmãos estão lá ( Marcos e Maikon ) e lá temos um residente que nos fornece a carta de residência (acho q o nome é esse) daí pelo pouco q já pesquisei ajuda bastante a tirar documentação e trabalhar, só fico muito preocupado com a Ludmilla , se ela vai se adaptar e tals, mas ela tem muita vontade de ir, acho q é o bastante. Abraços pra vcs. Obg pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana. Portugal já não tem a barreira da língua, isso é muito bom!!! é muito difícil acostumar ficar longe da família, acho que pra Lud vai ser o mais difícil, por isso já tem que ir acostumando com isso dese já hehehe espero que dê certo!!! bjss

      Excluir
  2. Li! Tudo anotado...
    Obrigadoooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Li! Tudo anotado...
    Obrigadoooooooooooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Minha experiência com o CELPIP

Nossa viagem para o Brasil...

Um ano de Canadá!!!